Palestrantes

MARCELO SOARES DOS SANTOS

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Apresenta linhas de pesquisa na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular e na área de Ensino de Ciências e Ensino de Evolução. Na área de Genética atua desenvolvendo os seguintes temas: conservação, aves ameaçadas de extinção, conservação de animais ameaçados, variabilidade genética, utilização de marcadores moleculares e análises populacionais a partir de dados genéticos. Na área de Ensino de Ciências e Evolução, com ênfase na análise de Currículo em Ciências, Biologia e Genética, criação e avaliação de Instrumentos de Avaliação Educacional, Avaliação do Processo Formativo de Professores para o Ensino Básico. Desenvolvimento, avaliação e Implementação de Materiais de Apoio Didático-pedagógico, com ênfase em Novas Abordagens Pedagógicas mediadas por tecnologia. É Professor do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Imperatriz onde trabalha os temas ligados à área de Biologia, principalmente Genética, Evolução e Ecologia de Populações e Comunidades. Foi Coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID-CAPES, com os Projetos "Ciência Cotidiana"(2011-2013), "Compreendendo o Mundo Através do Ensino de Ciências Naturais" (2014 -2018), orientando mais de 60 bolsistas. Foi coordenador do 1o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia com o tema "Articulação Teórico-Prática Efetiva na Formação do Docente de Ciências e Biologia, mediada por Novas Abordagens Pedagógicas"(2018-2020) e do tema "Articulação entre a Base Nacional Curricular Comum e Abordagens Pedagógicas Diferenciadas na Formação Teórico-Prática do Docente de Ciências e Biologia" (2021-2022), orientando no total orientando 36 Residentes e 4 Professores Preceptores. Foi  o coordenador do Curso Licenciatura em Ciências Naturais da UFMA Campus Imperatriz (2010-2012) e Diretor pro-tempore do Centro de Ciências Naturais, Saúde e Tecnologia CCSST UFMA Imperatriz(2012-2013).

Microevolução e a conservação de espécies

Vamos conversar sobre o papel fundamental da microevolução na conservação da biodiversidade, com ênfase nos aspectos genéticos de populações animais. A microevolução — pequenas mudanças na frequência de alelos em uma população ao longo do tempo — é um processo essencial para a adaptação e a sobrevivência das espécies em ambientes em constante transformação.  Discutiremos como fatores como mutação, seleção natural, migração e deriva genética influenciam a variabilidade genética das espécies e, consequentemente, sua resiliência frente a ameaças como perda de habitat e mudanças climáticas. Serão abordadas também as estratégias de conservação baseadas na genética populacional, que visam preservar e restaurar a diversidade genética para garantir a saúde e a sustentabilidade das populações no longo prazo.

Este momento visa compartilhar a percepção de como a compreensão dos aspectos microevolutivos pode se constituir em importante arcabouço para  o entendimento e avaliação de fenômenos populacionais, o que pode trazer reflexos importantes para o desenvolvimento de estratégias  efetivas na conservação de espécies.