REGIANE SATURNINO FERREIRA

Atualmente é Professora Efetiva (Adjunta III), Chefe do Laboratório de Zoologia, titular da Comissão de Ética no Uso de Animais CEUA, da Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA e do Comitê Institucional de Pesquisa, subárea Biodiversidade, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)/campus Imperatriz. Possui Doutorado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG (2013), Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2004). Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação/PROPGI-UEMASUL. Tem experiência na área de Ecologia e Taxonomia de Aranhas, com ênfase em Taxonomia de grupos recentes, Ecologia de Comunidades, análise de dados, inventários biológicos, gerenciamento e processamento de dados em coleções zoológicas. Bolsista de Produtividade da UEMASUL/PROPGI.

Organização e preparação de dados no excel: tabulação e tabelas dinâmicas.

O minicurso foi desenvolvido para atender às necessidades acadêmicas de estudantes, pesquisadores e professores que buscam aprimorar suas habilidades na manipulação e análise de dados utilizando o Microsoft Excel. Este curso aborda de forma prática e teórica as técnicas essenciais para organizar, preparar e analisar dados de pesquisa, promovendo a eficiência na elaboração de relatórios acadêmicos e na análise estatística.