Principal

[EVENTO PRINCIPAL] Abril indígena e educação ambiental: para não esquecer quem somos de 03/04/2024 a 30/04/2024
O abril indígena é um mês de resistência indígena onde se volta para a visibilidade e fortalecimento das lutas e conquistas dos povos originários, além disso, a valorização e respeito de suas histórias, culturas e identidades, que por muito tempo foram silenciadas e invisibilizadas pela sociedade dominante. Com esse evento temos como principal objetivo, celebrar a cultura e a resistência dos povos indígenas, promovendo a reflexão sobre seus direitos e a importância da preservação de seus saberes ancestrais. O evento contará com palestras, exposição temporária, oficinas, roda de conversa e cine-cidadania. Assim, buscando promover uma reflexão ampla sobre a importância dos povos indígenas para o nosso planeta, que seus conhecimentos tradicionais precisam e devem ser valorizados e respeitados.
Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Roda de conversa: a importância da memória como forma de resistência e fortalecimento da identidade cultural dos povos indígenas 25/04/2024 25/04/2024
Descrição: A memória desempenha um papel crucial na resistência e fortalecimento da identidade cultural dos povos indígenas. A preservação e transmissão de suas tradições, conhecimentos ancestrais, línguas, rituais e histórias são fundamentais para manter viva a rica diversidade cultural desses grupos.

Data e Hora: Dia 25 de abril ás 19h
 Local: Auditório UEMASUL, Campus I, Centro.
Agentes multiplicadores do abril indígena: desconstruindo e rompendo com estereótipos na sala de aula 06/04/2024 06/04/2024
Os professores, como multiplicadores do saber, têm o poder de moldar mentes, rompendo e descontruindo estereótipos sobre os povos indígenas em sala de aula. Ao se tornaremagentes ativos na disseminação do conhecimento durante o "Abril Indígena", eles contribuem significativamente para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente da riqueza cultural que a compõe.
Atividade: Escrita Criativa: Descobrindo as Raízes Tupi na Nossa Língua
Introduzir os professores da Educação Básica ao universo dos povos indígenas brasileiros, especialmente os de origem tupi, explorando palavras tupi presentes em nosso vocabulário. A proposta é homenagear a Década Internacional das Línguas Indígenas, promovendo uma compreensão mais profunda da riqueza cultural e linguística desses povos.

Público-alvo: Professores da Educação Básica
Data e Hora: 06 de abril de 2024 – das 8:30min. às 12h
Local: Laboratório de Línguas da Uemasul, Campus I, Centro.
Amuleto rupestre: conectando-se a linguagem visual das gravuras e pinturas rupestres dos antigos habitantes da Chapada das Mesas 10/04/2024 10/04/2024
A oficina proporcionará aos alunos a experiência de explorar e compreender a arte ancestral das gravuras e pinturas rupestres na Chapada da Mesa para confecção de um amuleto (colar) único que ecoa as vibrações da história gravada nas rochas.
Estampas da floresta: conexões entre arte, matemática e sustentabilidade 16/04/2024 16/04/2024
Descrição: Ao integrar a importância da floresta para os povos indígenas, a técnica de monotipia botânica e os conceitos matemáticos de simetria, a oficina oferecerá uma experiência educativa e criativa conectando diversas áreas do conhecimento.

Público-alvo: Alunos e professores da Educação Básica, acadêmicos e Comunidade em geral
Data e Hora: 16 de abril de 2024 das 14:30min. ás 17:30 min.
Cine cidadania: documentário Somos Guardiões 30/04/2024 30/04/2024
Somos Guardiões segue o guardião da floresta indígena MarçalGuajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto eles lutam para proteger seus territórios do desmatamento, bem como um madeireiro ilegal que não tem escolha a não ser derrubar a floresta e um grande proprietário de terras à mercê de invasores e da indústria extrativa. O filme une política, história, economia, ciência e consciência, fornecendo uma visão aprofundada desta situação complexa e crítica — cujas origens e impacto se espalham muito além dos limites da própria Amazônia.

Data e Hora: 30 de abril ás 19:00 hs
Local: Laboratório de Línguas da Uemasul, Campus I, Centro.

Descrição: Exibição de documentário com temática indígena, seguido de debate sobre os desafios e perspectivas para os povos indígenas no Brasil.
  • Evento Principal
  • Evento Associado