Grupos Temáticos (GTs)

GT 1 - Literatura afro-brasileira e indígena

Coordenação: Profa. Ma. Thaisa Viegas de Pinho / Prof. Me. Fausto Ricardo Silva Sousa / Prof. Esp. Marllon Brendon Pereira Silva

Este grupo de trabalho foi pensado como espaço de diálogo/reflexão acerca da multiplicidade de posicionamentos no campo das literaturas afro-brasileiras e indígenas, sobretudo no questionamento do ensino de língua portuguesa. O objetivo é proporcionar ampla discussão acerca das literaturas insurgentes (afro-brasileiras e indígenas) como campo epistemológico, de autoras e autores negras/os e indígenas, de obras literárias, dentre outras possibilidades, de modo que possamos colaborar com o aquilombamento e aldeiamento da literatura.

GT 2 - Estudos linguísticos e diversidades

Coordenação: Profa. Dra. Gabriela Guimarães Jeronimo / Profa. Esp. Silvana Oliveira do Nascimento / Profa. Ma. Fernanda Suelen Freitas da Silva

A língua é um dos sistemas mais antigos e complexos criados pelo ser humano ao longo de suas vivências na Terra. Nós, enquanto seres da natureza, nos entendemos nela através dos mais diversos e cognitivos processos de nomeação. Portanto, nossa relação no/com o mundo é mediada pela língua, a começar pela construção do pensamento. Dessa forma, este GT tem por finalidade abarcar todas as pesquisas cujo ponto de partida seja discutir o português brasileiro numa perspectiva decolonial, considerando a relação intrínseca entre língua, cultura e sociedade. Dessa forma, aceitaremos trabalhos que se interessem pelo estudo das diversidades, compreendendo a língua enquanto tecnologia de sobrevivência (Krenak, 2024), através da qual registramos a vida, construímos ciências e saberes, materializamos as relações de poder e nossos preconceitos, promovemos e fazemos perpetuar os movimentos de resistência, lutamos por nossa existência. Nesse sentido, temos como objetivo principal participarmos da retomada dos povos, por meio do reflorestamento das mentes (Tembé, 2023) e, consequentemente, da linguagem. . 


GT 3 - Educação das Relações Étnico-Raciais

Coordenação: Profa. Ma. Maria dos Reis Rodrigues / Profa. Esp. Suzana Rossi Pereira Chaves de Freitas

Pensar a educação, escolar e não escolar, a partir da realidade desigual, estruturalmente racista, da sociedade brasileira, projetando formas contra-hegemônicas de compreendê-la e efetivá-la é o objetivo que sustenta o presente grupo de trabalho. Nesse sentido, interessa-nos discussões sobre educaçao antirracista, educação escolar indígena, educaçao indígena, educação quilombola, instrumentalização das leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, legislação educacional antirtracista, currículo festivo x currículo antirracista, análise do livro didático (em especial de língua portuguesa), história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, política de ações afirmativas na educação superior, dentre outras temáticas.

GT 4 - Educação em Direitos Humanos

Coordenação: Profa. Ma. Léia de Oliveira Ribeiro / Prof. Me. Marcos Moreira Lira

Compreender a vulnerabilidade sistêmica que as maiorias menorizadas são condicionadas na realidade brasileira e de como a educação escolar se insere como espaço/tempo de conquista de direitos humanos é o objetivo do presente grupo de trabalho. Num vasto campo de discussão, buscamos promover diálogo, por exemplo, acerca do processo de escolarização de grupos vulnerabilizados (idosos, crianças, adolescentes, comunidade LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados, apenados, pessoas com deficiência, população do campo, povos indígenas e população afro-brasileira) política nacional e internacional de direitos humanos, educação dos/nos movimentos sociais, a discussão dos direitos humanos no currículo de língua portuguesa e nas práticas docentes, dentre outras abordadas.