Conheça a UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) nasceu com a missão de produzir e difundir conhecimentos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e de formar profissionais éticos e competentes, com responsabilidade social, contribuindo para a elevação cultural, social e científica do Maranhão e do Brasil.

Sua visão é ser referência regional na formação acadêmica, na produção e promoção da ciência, tecnologia e inovação, norteada pelos valores da ética, da transparência, da sustentabilidade, da responsabilidade social, da autonomia, da inclusão e da democracia.

A universidade atende às demandas locais e regionais, ofertando 22 (vinte e dois) cursos, entre bacharelados, licenciaturas e um tecnólogo, nos três campi: Imperatriz, Açailândia e Estreito, que este ano recebe seus primeiros acadêmicos.

Nas Ciências Humanas, Sociais, e Letras, os cursos estabelecem interfaces com a modernização da administração nas esferas privada e pública.

De forma transversal/ a economia/ o patrimônio ambiental/ o turismo/ a sustentabilidade e o desenvolvimento social são conceitos e temas trabalhados também pelos cursos de ciências naturais/ tecnológicas e exatas da Uemasul.

Os cursos de ciências agrárias assumem posição estratégica pelo potencial econômico da região, tendo como princípio a sustentabilidade.

Reconhecida como a principal formadora de professores da região tocantina, a Uemasul assume também o papel de impulsionar a formação continuada, melhorando os índices da educação básica com o Programa de Formação Caminhos do Sertão.

Com apenas três anos de criação, a Uemasul conquistou seu primeiro programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado profissional em Linguística e literatura, atualmente com duas turmas.

Além do mestrado, a Uemasul oferta ainda 4 (quatro) especializações lato sensu e um programa de pós-graduação stricto sensu em Ciência e tecnologia ambiental doutorado/Dinter Uemasul, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

A Uemasul já nasceu grande. Caminha sobre seus próprios pés. E continua avançando. Avançando em busca do desenvolvimento da região tocantina.

CONHEÇA IMPERATRIZ

A cidade de Imperatriz, localizada às margens do Rio Tocantins na Mesorregião Oeste do Maranhão, tem esse nome em homenagem à imperatriz Tereza Cristina (esposa de D. Pedro II). Fundada em 1852, por Frei Manoel Procópio como Colônia Militar de Santa Tereza do Tocantins, passou a ser Vila Nova de Imperatriz, em 1856, e foi elevada à categoria de cidade, em 1924. Esse contexto de fundação e localização geográfica é verificado na literatura de Imperatriz, na qual o imaginário dos escritores é representativo em relação ao Rio Tocantins e à Santa Tereza d´Ávila.

A fundação às margens do Rio Tocantins propiciou um intercâmbio com o Estado do Pará e com o então Estado do Goiás - atual Estado do Tocantins, o que a coloca em posição privilegiada e estratégica para o desenvolvimento econômico. Entretanto, mesmo centenária, a cidade de Imperatriz, que ocupa a segunda colocação em concentração econômica no Maranhão, obtém dinamismo somente a partir da construção da BR-010 (Belém-Brasília), rodovia que atravessa a cidade, no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Nesse cenário, Imperatriz cresce e destaca-se como polo de serviços públicos (Federais, estaduais e municipais) e privados (Educação Superior, saúde, hotelaria, financeiro, transportes, automotivos), com indústria e comércio, fornecendo produtos básicos, também, para o seu entorno, que estende-se aos Estados do Pará e do Tocantins. Quanto à educação superior, Imperatriz a cada dia fortalece-se como polo educacional da região, do estado e, consequentemente, do país.

A cultura de Imperatriz é resultante de sua história, manifestada nas paisagens culturais. As paisagens dos sabores são formadas pelo tradicional café da manhã, no qual pode-se saborear a orelha de macaco (bolo frito), o cuscuz de arroz e o beiju, bem como  por alimentos como o chá de burro e a panelada. No período de veraneio, as praias  nas margens do Rio Tocantins oferecem lazer e outros símbolos dos sabores imperatrizenses, como a carne de sol e o tambaqui frito. Ademais, outras paisagens culturais são constituintes de Imperatriz, como as festas religiosas, o Rio Tocantins, a Beira Rio, o calçadão, a exposição agropecuária (Expoimp) e o mercadinho.

Imperatriz é uma das cidades mais importantes do Maranhão, uma cidade cheia de vida e de encantos, um lugar para se viver com prazer!