Grupos de Trabalho
Sinopse: Discussão sobre os tipos de Racismo e suas consequências pessoais e sociais. Educação das Relações Étnico-Raciais no processo de efetivação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 nas instituições educativas. Pesquisas e produções sobre as Ações afirmativas na luta por uma Educação Antirracista. Vivências/Experiências com a Educação (Escolar) Quilombola e Indígena. Auto)biografias de/com personalidades negras. Avaliadores: Profa. Esp. Maria Alice de Jesus dos Santos (CCHSTL/UEMASUL) Profa. Dra. Herli de Sousa Carvalho (UFMA/CCN-NC)
Sinopse: Este Grupo te Trabalho tem por objetivo central promover a interlocução sobre temas relacionados ao processo de alfabetização e letramento, tais como: Propostas e métodos de alfabetização em ambientes escolares e não escolares. Concepção sobre leitura e escrita. Ambiente alfabetizador. Psicogênese da língua escrita. Os desafios do analfabetismo no Brasil. Políticas Públicas atuais voltadas para a alfabetização. Alfabetização de Jovens e Adultos. Avaliação no processo de alfabetização. Alfabetização, letramento e tecnologias digitais. Avaliadores: Profa. Esp. Rhaiza Ludimila Gomes Vieira (UEMASUL/ FAVALE) Profa. Ma. Marinalva da Silva Ferreira (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: O GT tem por objetivo suscitar discussões acerca do contexto político-educacional relacionado ao Currículo, Didática e Avaliação, favorecendo a reflexão sobre diferentes dimensões do processo de ensino, aprendizagem e do planejamento educacional. São aguardados trabalhos que abordem as seguintes temáticas- Implementação de políticas relacionadas ao currículo. Fundamentos do currículo escolar. Currículo e estrutura social. Parâmetros curriculares da Educação Básica. BNCC. Contextualização histórica da avaliação educacional. Avaliação no cotidiano da prática pedagógica. Avaliação de aprendizagem: técnicas e instrumentos. Avaliação institucional e auto avaliação. Retrospectiva e/ou reconstrução histórica da Didática. Planejamento de ensino e seus componentes didáticos: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. Didática e as tendências pedagógicas. Didática e a relação pedagógica. Avaliadores: Profa. Dra. Camila Perez da Silva (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que requer atenção especial. Tanto devido às características do seu alunado quanto por ser uma modalidade de ensino acelerada. Os alunos e alunas da EJA são, na sua maioria, pessoas que em algum momento da sua trajetória estudantil, por motivos diversos, foram obrigadas a interrompê-la. Assim, considerando a realidade peculiar da EJA e a importância do papel do professor para a efetivação de um ensino de qualidade, este GT, a partir de uma observação crítica da realidade, propõe discutir dentre outras questões, a qualidade do ensino e a formação docente para o contexto da EJA, o reconhecimento e a valorização dos profissionais, bem como, as políticas públicas e linguísticas para a EJA. Para tanto, neste GT discute-se a adultez do alunado da EJA, a equalização do acesso à educação e a importância dessa modalidade de ensino para a erradicação do analfabetismo. Avaliadores: Profa. Esp. Ozianne Pinheiro de Souza (UEMASUL/ FAVALE) Profa. Dra. Elizabete Rocha de Sousa Lima
Sinopse: Debater a integração dos estudos de linguagem, bem como o uso da Língua Portuguesa em contextos diversos, por meio de teorias, práticas e metodologias de ensino de língua que propiciem o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao letramento. Avaliadores: Profa. Dra. Márcia Suany Dias Cavalcante (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: O GT tem por objetivo propor um campo de diálogo sobre questões e temáticas da Educação Matemática. O foco é matemática e sala de aula da Educação Básica, podendo adentrar em temas como: variáveis afetivas, cognitivas e comportamentais relacionadas ao ensino da matemática; Etnomatemática; o ambiente de ensino da matemática; avaliação; resolução de problemas; metodologias de ensino; práticas, identidades, formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; currículo; matemática, tecnologias digitas e ciberespaço; modelagem e matemática; filosofia e história da matemática; diálogos, linguagem e matemática; letramento, numeramento e as habilidades matemáticas; produção de conhecimento matemático. Avaliadores: Prof. Dr. José Milton Lopes Pinheiro (CCENT/UEMASUL) Prof. Me. Ricardo Gavioli de Oliveira (CCHSTL/UEMASUL) Profa. Ma. Roza Maria Soares da Silva (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: O GT tem por objetivo suscitar consolidar a Educação Ambiental como processo de formação continuada, participativa e crítica, tendo a preservação ambiental aliada à educação como tema integrador, seja por meio de planos, programas ou projetos e Ações que visem a sensibilização, construção de valores socioambientais, produção de conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltadas para a conservação do meio ambiente. Avaliadores: Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (CCHSTL/UEMASUL) Profa. Dra. Iane Paula Rego Cunha (CCENT/UEMASUL) Profa. Dra. Cleonilde Queiroz (CCENT/UEMASUL) Profa. Dra. Anatércia Ferreira Alves (CCA/ UEMASUL)
Sinopse: As tecnologias emergentes fazem parte do nosso cotidiano, e cada vez mais estamos imersos em ambientes digitais, isso também tem impactado a educação. Os novos letramentos multiletramentos (Kalantzis, Cope, 2016) apontam para uma mudança de paradigmas no modo como usamos a linguagem. Esta, fluida e dinâmica comporta diferentes modos de representações linguística, digital, cultural e midiática. Este GT lida com os letramentos mediados pelas TICs; enfatiza-se o aspecto multimodal da linguagem e agência do alunado. Assim como, privilegia o processo-ensino aprendizagem permeado pelas TICs. Deste modo, reúne-se professores formadores, professores em serviço, pesquisadores que lidam com os letramentos digitais em um viés sócio crítico bem como, àqueles que abordam o uso das TICs na educação como forma de implementação e inovação ao processo de ensino-aprendizagem. Avaliadora: Profa. Dra. Ilza Léia Ramos Arouche (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: Argumentar as políticas educacionais inclusiva e acessibilidade nos diferentes segmentos educacionais. A formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado(AEE) ofertado ao público-alvo da Educação especial (alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Formação de professores e educação bilíngue para surdos. Avaliadores: Profa. Esp. Aleilde Tavares da Silva (SEMED/SEDUC) Profa. Ma. Cláudia Lúcia Alves (CCHSL/UEMASUL) Profa. Esp. Arlene Holanda Lima da Silva (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: Este grupo de trabalho tem como proposta discutir com pesquisadores indígenas e não indígenas, alunos (as) de Graduação e Pós-Graduação resultados de pesquisas regionais, nacionais concluídas e/ou em andamento, em torno das políticas culturais/educacionais para a Educação Escolar Indígena no Brasil e Literatura Indígena. As discussões terão como objetivo principal a análise das políticas voltadas para a educação escolar indígena, formação de professores indígenas no Brasil e literatura indígena. Avaliadores: Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva (CCHSL/UEMASUL) Profa. Dra. Lilian Castelo Branco de Lima (CCHSL/UEMASUL) Prof. Dr. Witemberg Gomes Zaparoli (UFMA)
Sinopse: As pesquisas empreendidas nesse GT focalizam as crianças de 0 a 6 anos e suas infâncias, suas diversas linguagens e a formação dos/as professores/as e demais adultos que com elas interagem no cotidiano de creches e pré-escolas. Consideram, ainda, as práticas pedagógicas, a produção nos currículos vividos por bebês, crianças bem pequenas e pequenas, e os elementos que os influenciam (as interações, as brincadeiras, a organização dos tempos e espaços, avaliação/documentação, interações com as famílias, as relações étnico raciais, educação inclusiva e especial, políticas públicas). Avaliadores: Profa. Ma. Flaviana Oliveira de Carvalho (CCHSL/UEMASUL) Profa. Esp. Edilma Bandeira de Araújo Nogueira (UEMASUL)
Sinopse: Gênero e sexualidades são construções sociais, históricas e culturais que necessitam ser discutidas e refletidas nos espaços educacionais, tendo em vista a vastidão de normas e engessamentos que potencializam a naturalização das desigualdades de gênero e do preconceito acerca das dissidências sexuais. Por este prisma, recusa-se, assim como faz a perspectiva queer, a incorporação da alteridade no modelo hegemônico da norma sexual e social, argumentando que esta seria uma ação originária das "políticas de tolerância" que assumem a existência dos binômios normal/anormal, heterossexual/homossexual, homem/mulher e que, portanto, tendem a pacificar e normatizar, na medida do possível, a alteridade. Ao contrário disso, questionam-se as condições de possibilidade do conhecimento que produzem a norma sexual e social, haja vista ser o conhecimento um discurso construído historicamente para um fim. Assim, este Grupo de Trabalho receberá pesquisas, concluídas ou em andamento, relatos de experiências, propostas de ensino, narrativas pedagógicas, dentre outros que tratem de gênero e sexualidades relacionados com a educação, seja em espaços escolares ou não escolares, e que possibilitem subsidiar, teórico-metodologicamente, educadores/as para as discussões sobre gênero e sexualidade em suas práticas educativas. Avaliador: Prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura (CCSST/UFMA) Prof. Dr. Jonas Alves da Silva Junior (PPGEduc/UFRRJ)
Sinopse: Utilizando a história oral como fundamento metodológico abordaremos a pesquisa com fontes orais na perspectiva de adentrar nas experiências humanas, especificamente de grupos marginalizados socioculturalmente. Avaliadores: Prof. Dr. José Siney Ferraz Rodrigues (CCHSL/UEMASUL) Profa. Dra. Carmem Barroso Ramos (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: Esse GT visa o compartilhamento e experiências de políticas de ensino, pesquisa e extensão no contexto da interdisciplinaridade como forma de consolidar a formação de pesquisadores em grupos e redes de pesquisa. Avaliadores: Profa. Dra. Regina Célia Costa Lima (CCHSL/UEMASUL) Prof. Dr. Diego Carvalho Viana (CCA/UEMASUL)
Sinopse: Discutir a gestão educacional e escolar, por meio de produções científicas, resultados de pesquisas em desenvolvimento ou concluídas, com vistas a analisar os rebatimentos das políticas de gestão da educação para os sistemas educacionais e para a escola pública. Avaliadores: Prof. Dr. Antônio Sousa Alves (CCHSL/UEMASUL) Prof. Esp. Hugo Lima Araújo (UFMA)
Sinopse: Breve apresentação do percurso para constituição da Base Nacional Comum Curricular. Como está estruturada a Base. A implementação nos currículos da educação infantil, ensino fundamental e médio consensos e dissensos. Avaliadores: Profa. Ma. Antônia Márcia Meireles Ramos (UREI) Profa. Ma. Maria Elinete Gonçalves Pereira (SEMED IMPERATRIZ)
Sinopse: O GT Políticas Públicas de Educação possui como objetivo principal examinar as produções, estudos e pesquisas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, sobre políticas públicas em educação, sobretudo, priorizando as relações governamentais e as articulações entre atores diversos da sociedade civil. Esperamos, portanto, receber propostas que possuem como norte o debate dos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas em educação, assim como análise das repercussões das políticas públicas no tecido social, enfocando desde a educação infantil ao ensino superior; e diferentes modalidades de ensino, do presencial ao ensino à distância. Nesta perspectiva, também tornar-se-ão muito bem vindas as análises focando: 1) Gestão pública do sistema educacional brasileiro e pesquisas comparadas; 2) Relações entre mudanças institucionais e mudanças sociais no campo educacional; 3) Modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação; e, 4) Relações de poder e governo no campo educacional; 5) demandas e práticas educacionais da sociedade civil. Avaliadores: Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT) Prof. Me. Samuel Correa Duarte (UFMA)
Sinopse: Contempla trabalhos resultantes de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento e que se fundamentam no campo da formação de professores com ênfase para: 1. processos de construção, desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento; 2. políticas para a formação, o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores; 3. educação intercultural nos diferentes níveis e modalidades de ensino; 4. a educação em direitos humanos na formação de professores; 5. os desafios docentes na gestão da diferença no processo de aprendizagem; 6. o diálogo entre representações sociais e práticas pedagógicas na formação de professores. Avaliadores: Profa. Dra. Romilda Teodora Ens (PUC-PR)
Sinopse: Discutir o Estágio Supervisionado por meio de produções científicas em andamento ou concluídas, bem como relatos de experiências, com o objetivo de analisá-lo como componente curricular que instrumentaliza a pesquisa e a extensão nas licenciaturas, numa concepção de unidade entre teoria e prática. Avaliadores: Profa. Dra. Diana Barreto Costa (CCHSL/UEMASUL) Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: Diante da conjuntura sócio -histórica, política e educacional da atualidade no Brasil, os Movimentos sociais, tais como: gênero, LGBTQI+, negro, indígena, MST, dentre outros, necessitam, ainda mais, assumir seus protagonismos, tendo em vista, a luta e resistência em conquistar e defender seus espaços e territórios. Nesse sentido, é essencial uma práxis educativa dos movimentos sociais, com base em um pedagogia libertadora, em que os sujeitos constituam suas identidades e exerçam suas autonomias de vida e existência. Avaliadores: Profa. Ma. Margarida Chaves dos Santos (CCHSL/UEMASUL) Profa. Dra. Betânia Oliveira Barroso (UFMA)
Sinopse: O grupo de Trabalho Saúde Mental e Educação tem como objetivo principal promover discussões e entendimentos a cerca da importância da saúde mental para os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento humano. Temos visto um crescente aumento dos transtornos mentais nas Instituições de ensino e uma considerável relação com os baixos níveis de desempenho, fato que muitas vezes levam o sujeito a abandonar os processos de formação. Parte da compreensão que o momento atual caracterizado pela Pandemia Corona Virus 19 que tem afetado o mundo, tende agravar ainda mais este cenário. Fato que nos impulsiona a considerar essa problemática buscando compreender o que é saúde mental, discutir como ela interfere no desenvolvimento e investigar, quais caminhos devemos seguir para otimizar a saúde mental dos sujeitos em situação de aprendizagem. Avaliadores: Profa. Ma. Iara Aparecida Paiva (CCHSL/UEMASUL) Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: Este GT tem como objetivo geral difundir práticas do ensino da literatura bem como sua relação de proximidade com as demais artes (música, cinema, pintura), por meio de um constante diálogo entre a teoria e as metodologias em voga voltadas tanto para a formação do leitor literário quanto para uma possível escolarização da leitura literária. Avaliadores: Profa. Ma. Mônica Assunção Mourão (CCHSL/UEMASUL)
Sinopse: A ética, a cidadania e o direito estão interligados. A ética consiste num conjunto de princípios morais, uma regra a ser seguida, na relação com as pessoas. Já a moral, atua de forma interna, dentro das pessoas, e varia de indivíduo para indivíduo. No direito, a relação é com a sociedade, aquilo que a pessoa pode exigir de seus semelhantes, se em conformidade com a lei. Quanto à cidadania, esta tem tido seu conceito ampliado ao longo do tempo e está hoje relacionada à garantia de uma vida digna às pessoas. A educação para a cidadania deve visar, portanto, ao pleno desenvolvimento para lidar com a diversidade, o conflito de ideias, as influências da cultura, os sentimentos e emoções presentes nas relações do sujeito consigo e com o meio em que vive. Tais discussões deverão subsidiar as pesquisas deste GT. Avaliadores: Profa. Dra. Diana Barreto Costa (CCHSL/UEMASUL) Profa. Ma. Claudia Meira de Andrade Avelar (CEUMA) Profa. Ma. Sarah Lamarck (UFMA)
Sinopse: Por meio deste GT intitulado: A pesquisa qualitativa em educação - contextualização teóricas e práticas, busca-se refletir e trazer exercícios teórico-práticos, envolvendo a pesquisa de natureza qualitativa. As abordagens foram edificadas, tendo como referências, as contribuições fornecidas pela pesquisa qualitativa e os seus desdobramentos junto às ciências humanas e exatas. As interpretações são frutos de diálogos entre os conhecimentos e saberes produzidos pela Geografia e Física, particularizando, as contribuições realizadas no âmbito do âmbito do Programa de Iniciação à Docência, em razão do projeto intitulado: De olho no céu, desenvolvido em parceria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Imperatriz e a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão SEDUC Maranhão. Avaliadores: Prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa - UEMASUL/CCHSL Prof. Ma Daniela Sousa Cortez Silva - IFMA - Campus Imperatriz Prof. Me Geordany Corrêa Coelho - SEDUC/MA - UEMASUL/ Imperatriz