Principal

[CONGRESSO] TERCEIRO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: a formação docente e os desafios do estágio supervisionado de 25/01/2021 a 29/01/2021

O Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras (CCHSL) por meio dos cursos de Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas e Letras - Língua Inglesa Campus Imperatriz,  Letras - Língua Portuguesa e Literaturas Campus Açailândia e Letras - Língua Portuguesa e Literaturas e Campus Estreito realizarão no período de 25  a 29 de janeiro de 2021, o III Congresso Nacional de Educação: formação docente e os desafios do estágio supervisionado, de modo remoto. 

Em virtude da pandemia iniciada em março, que exigiu o distanciamento social, observou-se que os discentes têm sentido falta de oportunidades de aprendizagem e do convívio/contato com seus docentes. Este evento foi pensado como forma de preencher essa lacuna.

Uma das característica do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é sua presencialidade no lócus escolar, acompanhando o fazer docente e o dia a dia, cheio de desafios para estagiários e para a comunidade escolar. Ainda se discute como será levada a termo esse componente curricular, nesse novo momento em que todos nos encontramos.

 Assim, este Evento tem por objetivo promover discussões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e sua contribuição para a formação do futuro docente numa concepção de estágio como pesquisa. Também propiciará reflexões, debates e compartilhamento de experiências docentes e discentes no que concerne à importância e ao papel do Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos de licenciatura, no processo de formação do professor. 

Reconhece-se o ECS como um momento de enriquecimento na formação acadêmica do futuro docente pois deverá possibilitar a integração das várias disciplinas cursadas bem como atitude investigativa para intervir na realidade. Ou seja, o estágio visto como espaço de formação, reflexão e produção de conhecimento sobre a escola e sobre a própria profissão. Não convém, portanto, que o estágio esteja restrito à aplicação de técnicas e conhecimentos e muito menos dicotomizada a teoria da prática.

Desse modo, o debate com pesquisadores de outros estados, que atuam nesta área, oportunizará ampliar a visão e conhecer como o estágio vem sendo trabalhado em outras universidades.

Da programação constarão conferências, mesa-redonda, minicursos, comunicações orais e relatos de experiência. Serão envolvidos como público-alvo os professores/pesquisadores da área de estágio e formação docente, discentes e docentes das licenciaturas da UEMASUL e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Tocantina e do Brasil bem como professores supervisores de campo (escola) que recebem os alunos em formação.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Minicurso 010) Atendimento Educacional Especializado: inclusão e importância para o público-alvo da Educação especial 26/01/2021 26/01/2021

Palestrante: Profa. Mestranda. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA)

Local: Via google Meet

Horário: (15:45 às 17:15h)

Minicurso 011) Mapa mental 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves (CCHSL/UEMASUL)
Local: Via google meet
Horário: 15:45 às 17:15h
Minicurso 012) O papel da Educação Ambiental na formação da cidadania 26/01/2021 26/01/2021

Palestrantes: Profa. Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento (CCENT/UEMASUL)/ Prof. Dr. Zilmar Timóteo Soares (CCENT/UEMASUL)

Local: Via Google meet

Horário: 18:00 às 19:30h

Minicurso 013) Os fundamentos da escrita acadêmica: princípios, normas e práticas. 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos (UFMA)/ Profa. Dra. Regysane Botelho C. Alves (UFMA)
Local: Google Meet
Horário: 
18:00 às 19:30h
Minicurso 01) Literatura infanto-juvenil as ferramentas de contação de história 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Profa. Esp. Maria Alice de Jesus dos Santos (CCHSTL/ UEMASUL)
Local: Via google meet
Horário: 
9:30 às 11:00h

Minicurso 02) Desmitificando a elaboração de TCC 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (CCHSL/UEMASUL)
Local: Via google meet
Horário:
 9:30 às 11:00h
Minicurso 03) Psicologia ambiental 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves (CCHSL/UEMASUL); Prof. M.Sc Iara Paiva (CCHSL/UEMASUL)
Local: Via google Meet
Horário: 9:30 às 11:30h
Minicurso 04) A pesquisa com fontes orais 26/01/2021 26/01/2021
Palestrantes: Prof. Dr. José Siney Ferraz Rodrigues (CCHSL/UEMASUL); Profa. Dra. Carmem Barroso Ramos (CCHSL/ UEMASUL).
Local: Via Google Meet
Horário: 14:00 às 15:30h

 

Minicurso 05) Intervenções educacionais com o Multiplano para estudantes, com deficiência visual e videntes, com dificuldades de aprendizagem em Matemática 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Profa. Ma. Raimunda Maria Barbosa de Sá (SEDUC-MA)
Local: Via Google Meet
Horário: 14:00 às 15:30h
Minicurso 06) Interpretação de texto científico 26/01/2021 26/01/2021
Palestrante: Profa. Dra. Márcia Suany Dias Cavalcante (CCHSL/UEMASUL)
Local: Google Meet
Horário: 14:00 às 15:30h

Minicurso 07) SignWriting: A escrita de sinais na formação dos professores bilíngue de surdos 26/01/2021 26/01/2021

Palestrante: Profa. Espec. Kelly Samara Pereira Lemos (UESPI/ SENAC-PI)

Local: Via google Meet

Horário: 14:00 às 15:30h

 

Minicurso 08) EtnoData: Metodologia da Etnografia Digital Fundamentada em Dados 26/01/2021 26/01/2021

Palestrante: Pedro Jorge Chaves Mourão- Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Local: Google Meet

Horário: 15:45 às 17:15h

Minicurso 09) O ensino de ciências sob a perspectiva histórico-crítica 26/01/2021 26/01/2021

Palestrante: Prof. Dr. Reginaldo Rodrigues da Costa (PUCPR)
Local: Via Google Meet

Horário: 15:45 às 17:15h