Programação

25/01/2021
ABERTURA DO CONGRESSO
25/01/2021 08:30 - 11:30
Submissões de Trabalhos

00215 - EDUCAÇÃO, NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS SÃO POSSÍVEIS
00021 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: ALGUMAS REFLEXÕES
00005 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS COMO IMITAÇÃO DE MODELOS E INSTRUMENTALIZAÇÃO TÉCNICA
00106 - REFLEXÕES SOBRE O USO DE REGRAS NÃO-PADRÃO, DECORRENTE DE DIFERENÇA DIALETAL, NA ESCRITA DE ALUNOS DO OITAVO E NONO ANO DE ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ.
Palestrantes

1 - Romilda Teodora Ens - A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Local: ABERTURA DO CONGRESSO - Via Youtube UEMASUL
Palestra: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Profa Dra. Luciana Esmeralda Ostetto (UFF)/ Profa. Dra. Romilda Teodora Ens (PUCPR) Mediadora: Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva (CCHSL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00185 - CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
00015 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO QUILOMBO MESQUITA – GOIAS
00116 - REFLEXÕES SOBRE A OCORRÊNCIA DE REGRAS NÃO-PADRÃO NA FALA/NA ORALIDADE DE ALUNOS DE OITAVO E DE NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ
00026 - USO DE JOGOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INTERFACE COM A EXTENSÃO
Local: Webinário 1: A importância dos museus virtuais para o ensino de Ciência - Via Youtube UEMASUL
Palestrante: Profa. Dra. Iane Paula Rego Cunha Dias (CCENT/UEMASUL) Mediadora: Lilian Castelo Branco (CCHSL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00150 - A MARGINALIZAÇÃO DA DISCUSSÃO DECOLONIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO
00139 - DA FALA À ESCRITA: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
00074 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO REMOTO: CONSIDERAÇÕES A CERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
00047 - LEI 10.639/03 E A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA HISTÓRIA
Local: Webinário 2: Reflexões sobre a didática do ensino da Matemática - Via Youtube UEMASUL
Palestrantes: Prof. Dr. José Milton Lopes Pinheiro (CCENT/UEMASUL)/ Prof. Me. Ricardo Gavioli de Oliveira (CCHSTL/UEMASUL)/ Prof. Me. Juscimar da Silva Araújo (CCENT/UEMASUL)/ Mediadora: Profa. Dra. Camila Perez da Silva (CCHSL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00141 - REFLEXÕES SOBRE A OCORRÊNCIA DE REGRAS NÃO-PADRÃO NA FALA / NA ORALIDADE DE ALUNOS DE 8° E DE 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AÇAIÂNDIA.
00145 - A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EFETIVAÇÃO DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL
00054 - A TRAJETÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E A LEI 11.645/2008: DIÁLOGO E REFLEXÃO
00079 - LETRAMENTO DIGITAL: além dos muros da escola
Local: Webinário 3: Uma Proposta de Nova Abordagem do Ensino de Física Geral - Via Youtube UEMASUL
Palestrante: Prof. Dr. César Vásquez Flores (CCENT/ UEMASUL) Mediadora: Profa. Dra. Gisele Bosso de Freitas (CCENT/ UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Minicurso 1- Literatura infanto-juvenil as ferramentas de contação de história
26/01/2021 09:30 - 11:00
Submissões de Trabalhos

00101 - A REPRESENTAÇÃO E A AUTOREPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NA LITERATURA BRASILEIRA
00088 - BUSCA ATIVA PELOS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO ACESSANDO AS AULAS ONLINE
00125 - MEMÓRIA E CULTURA(S) NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
00022 - O LÚDICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA –MA.
Local: Minicurso 1- Literatura infanto-juvenil as ferramentas de contação de história - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Esp. Maria Alice de Jesus dos Santos (CCHSTL/ UEMASUL)

Submissões de Trabalhos

00090 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA:REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL
00108 - FORMAÇÃO DO PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
00122 - O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E A LEI Nº 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
00109 - OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL BILINGUE PROFESSOR TELASCO PEREIRA FILHO, NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
Local: Minicurso 2- Desmitificando a elaboração de TCC - Via Google Meet
Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (CCHSL/UEMASUL)

Submissões de Trabalhos

00129 - CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
00097 - EDUCAÇÃO: EQUIDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
00126 - EXPONDO O RACISMO NUM MURAL VIRTUAL: PRÁTICA DECOLONIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO A PLATAFORMA PADLET
00098 - FORMAÇÃO CONTINUADA NO PIBID: O QUE DIZEM O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.
Local: Minicurso 3- Psicologia ambiental - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves (CCHSL/UEMASUL) Prof. Mestra Iara Paiva (CCHSL/UEMASUL)

Submissões de Trabalhos

00100 - AS ADAPTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS PARA O ENSINO À DIST NCIA EMERGENCIAL
00009 - KIT CANTEIRO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
00146 - O PRETUGUÊS EM SALA DE AULA: RACISMO LINGUÍSTICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA/O DOCENTE DE LP
00092 - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA E SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO
Local: Minicurso 4- A pesquisa com fontes orais - Via Google Meet
Palestrantes: Prof. Dr. José Siney Ferraz Rodrigues (CCHSL/UEMASUL) Profa. Dra. Carmem Barroso Ramos (CCHSL/ UEMASUL)

Submissões de Trabalhos

00111 - OFICINA PEDAGÓGICA: SIGNIFICANDO O ESPAÇO DE ESTÁGIO
00011 - Produção de material de educação ambiental de plantas aquáticas
00070 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O USO SEGURO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA PÚBLICA
00149 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM FORMATO EAD
Local: Minicurso 5- Intervenções educacionais com o Multiplano para estudantes, com deficiência visual e - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Ma. Raimunda Maria Barbosa de Sá (SEDUC-MA)

Submissões de Trabalhos

00068 - AS PRICIPAIS DIFICULDADES EXISTENTES NO ÍNICIO DA CARREIRA DOCENTE
00132 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPOSTAGEM: REAPROVEITANDO RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS
00174 - O CISNE NEGRO E SUA REPRESENTATIVIDADE ATEMPORAL NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
00114 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA ALÉM DAS DIMENSÕES ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Local: Minicurso 6- Interpretação de texto científico - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Dra. Márcia Suany Dias Cavalcante (CCHSL/UEMASUL)

Submissões de Trabalhos

00147 - ESTABELECENDO NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: A LEITURA E ESCRITA DE FORMA DINAMIZADA
00199 - LITERATURA AFRO-MARANHENSE: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E OBRAS DE MARIA FIRMINA DOS REIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO
00064 - O PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA COMO SISTEMATIZADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
00001 - O USO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) NA PRÁTICA DO ENSINO E APRENDIZAGEM: na formação do discente de Geografia
Local: Minicurso 7- SignWriting: a escrita de sinais na formação dos professores bilíngue de surdos - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Espec. Kelly Samara Pereira Lemos (UESPI/ SENAC-PI)

Submissões de Trabalhos

00156 - A OFICINA/NÚCLEO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
00014 - EMPREENDEDORISMO NA SALA DE AULA: O PERFIL DO PROFESSOR EMPREENDEDOR
00209 - Educação e Cultura no Quilombo Mimbó.
00023 - IDENTIDADE PROFISSIONAL: UM INSTRUMENTO DE RESGATE DO PROFISSIONAL DOCENTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO
Local: Minicurso 8- Banco de dados em Ciências Sociais e Humanas. - Via Google Meet
Palestrante: Pedro Jorge Chaves Mourão. Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará

Submissões de Trabalhos

00041 - A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO FÔNICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
00035 - O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE NOVOS MODELOS DE APRENDIZAGEM
00192 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AULAS REMOTAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA
00180 - TRAJETÓRIA ESCOLAR E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES AO CAMPO UNIVERSITÁRIO
Local: Minicurso 9- O ensino de ciências sob a perspectiva histórico-crítica - Via Google Meet
Palestrante: Prof. Dr. Reginaldo Rodrigues da Costa (PUCPR)

Submissões de Trabalhos

00131 - A DESIGUALDADE SOCIAL EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: AS AÇÕES DO CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS (IFTO) NO PERÍODO DA PANDEMIA
00075 - ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA FACULDADE PRIVADA DE IMPERATRIZ
00203 - GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E ESTÁGIO EM ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: O QUE PENSAM OS ACADÊMICOS DE UMA FACULDADE DO MARANHÃO IMERSOS NESTA RELAÇÃO?
00062 - PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, ANÁLISE SOBRE O FAZER DOCENTE NUMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Local: Minicurso 10- Atendimento Educacional Especializado: inclusão e importância para o público-alvo da - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Mestranda. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA) Local: Via Google Meet

Submissões de Trabalhos

00067 - (RE)LEITURAS DE MUNDO E SUAS INTERSEÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DE SI
00124 - A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGIGOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENSINO SUPERIOR
00076 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO TRABALHO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
00207 - GT 19 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTO DA EXTENSÃO E PESQUISA
Local: Minicurso 11- Mapa mental no Ensino da Geografia - Via Google Meet
Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves (CCHSL/UEMASUL) Local a definir

Submissões de Trabalhos

00032 - O canto e a vida das quebradeiras de coco do Maranhão
00025 - PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS – SP SOBRE A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS DE DURAÇÃO
00082 - SABER MAIS LER E ESCREVER - IV
00084 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E TRABALHO DOCENTE: IMPLICAÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NO TRABALHO REMOTO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PLATAFORMA EDUCA PLANNER
Local: Minicurso 12- O papel da Educação Ambiental na formação da cidadania. - Via Google Meet
Palestrante: Profa. Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento (CCENT/UEMASUL) Prof. Dr. Zilmar Timóteo Soares (CCENT/UEMASUL)

Submissões de Trabalhos

00050 - A FORMAÇÃO HUMANA ATRÁVES DO TRABALHO NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO/MA
00155 - DIFICULDADE NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
00091 - ESTUDO LEXICAL EM BULAS DE REMÉDIOS COM PLANTAS MEDICINAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
00020 - RELATOS DO PIBID SOBRE PINTORES BRASILEIROS
Local: Minicurso 13- Os fundamentos da escrita acadêmica: princípios, normas e práticas - Via Google Meet
Palestrantes: Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos (UFMA) Profa. Dra. Regysane Botelho C. Alves (UFMA)

Mesa-Redonda 1: O aluno com deficiência no ensino superior: acessibilidade e ensino
27/01/2021 09:30 - 11:00
Submissões de Trabalhos

00160 - A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
00080 - DE MARY WOLLSTONECRAFT À NÍSIA FLORESTA: REIVINDICAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO FEMININA NOS OITOCENTOS
00121 - O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
00096 - UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA TIK TOK NA ELABORAÇÃO DE VÍDEOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO MAPS
Local: Mesa-Redonda 1: O aluno com deficiência no ensino superior: acessibilidade e ensino - Via Youtube UEMASUL
Palestrantes: Profa. Dra. Thelma Helena Costa Chahini (UFMA) Prof. Dr. Ernani Nunes Ribeiro (UFPE) Prof. Me. Leandro Viana Silva (IFRN) Mediadora: Profa. Profa. Ma. Cláudia Lúcia Alves (CCHSL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00107 - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DESTA MODALIDADE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E INSTRUTORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE IMPERATRIZ-MA
00113 - PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS (ES) DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO REMOTO NO MARANHÃO/BR DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19.
00168 - PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PANDEMIA - ESTUDO DE CASO NA EM GASTÃO VIEIRA EM aÇAILÂNDIA-MA
00093 - RELAÇÕES CURRICULARES NA PRÁTICA DOCENTE: A BNCC NOS PLANEJAMENTOS DO MUNICÍPIO E NAS AULAS (REMOTAS) DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Local: Mesa-Redonda 2: O Ser Professor em Tempos de Pandemia - Via Youtube UEMASUL
Palestrante: Prof. Dr. Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada (Diretor do Centro de Inovação e Conhecimento para a Excelência em Políticas Públicas - CIEPP) Mediador: Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (CCHSL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00119 - ACESSO E EQUIDADE NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS PERIFÉRICAS
00169 - CRIANÇA E LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS
00152 - GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA - ESTUDO DE CASO EM AÇAILÂNDIA-MA
00195 - OS SABERES PRODUZIDOS PELO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO E A APLICAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03
Local: Mesa-Redonda 3: Professor on line, e agora?! (Relatos de experiências) - Via Youtube UEMASUL
Palestrantes: Profa. Ma. Silvia Sousa Silva Albuquerque (FAVALE) Profa. Ma. Cleres Carvalho do Nascimento Silva (SEMED/WYDEN) Profa. Esp. Rhaysa Ludimila Gomes Vieira (FAVALE/ UEMASUL) Hágabe Lima dos Santos (Acadêmica UEMASUL) Mediador: Prof. Dr. Jailson Macedo Sousa (CCHSL/UEMASUL) Palestrante: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00194 - A INEFICIÊNCIA DO LETRAMENTO DENTRO DO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO E SUAS POSSÍVEIS REFLEXÕES
00198 - O PAPEL DA EFA PARA O DESENVOLVIMENTO FORMATIVO DO JOVEM CAMPONÊS
00140 - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E OS DILEMAS DO PLANEJAMENTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA
00127 - “FRUSTRANTE E ANIMADOR“: A RELAÇÃO DOS PROFESSORES COM A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Local: Mesa-Redonda 4: Educação Intercultural e os desafios docentes na gestão da diferença no processo de - Via Youtube UEMASUL
Palestrantes: Profa. Dra. Ana Maria Eyng (PUCPR); Prof. Dr. Reginaldo Rodrigues da Costa (PUCPR) Profa. Dra. Romilda Teodora Ens (PUCPR) Mediadora: Profa. Dra. Romilda Teodora Ens (PUCPR) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00102 - A Atuação dos professores frente as plataformas digitais
00214 - A LEITURA E ESCRITA EM INGLÊS COMO PRÁTICA SOCIAL DAS PESSOAS DA EJA SOB OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA
00130 - A TECNOLOGIA INSERIDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
00204 - AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A LUTA DA COMUNIDADE VIVA DEUS
Local: Mesa-Redonda 5: Saúde Mental e Educação - Via Youtube UEMASUL
Palestrantes: Profa. Ma. Iara Aparecida Paiva (CCHSL/UEMASUL) Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada (CCHSL/UEMASUL) Profa. Dra. Diana Barreto Costa (CCHSL/UEMASUL) Mediadora: Profa. Dra. Iane Paula Rego Cunha Dias (CCENT/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

GT 01- Educação e Afro-Brasileiros
28/01/2021 08:30 - 18:30
Submissões de Trabalhos

00216 - A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
00135 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E TECNOLOGIAIS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA
00208 - EDUCAÇÃO E PROJETOS DE CLASSES NA CONSTRUÇÃO ÉTICO-POLÍTICA
00085 - GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA COLETIVIDADE NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Local: GT 01- Educação e Afro-Brasileiros - Via Google Meet
A Definir

Submissões de Trabalhos

00136 - BNC-FORMAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: INVESTIGANDO PRESCRIÇÕES AOS FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA
00058 - GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA,O DESAFIO DA QUALIDADE
00008 - O CURRÍCULO NO PERÍODO COLONIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
00040 - SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES E JOVENS DA CIDADE DE IMPERATRIZ - MA
Local: GT 02 - Alfabetização e Letramento - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00033 - O REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA: SEUS EFEITOS AO SISTEMA EDUCACIONAL
00030 - PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
00063 - SAÚDE MENTAL: ESTUDO DE CASO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMASUL – CAMPUS AÇAILÂNDIA
00157 - “ME DEI CONTA QUE A TECNOLOGIA ESTAVA MAIS PRESENTE NA MINHA VIDA DO QUE EU IMAGINAVA”: MULTILETRAMENTOS E A PRODUÇÃO DE DIGITAL STORYTELLINGS
Local: GT 03 - Currículo, Didática e Avaliação - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00018 - A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA DIREÇÃO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA
00182 - MULTILETRAMENTOS E OS GÊNEROS NA ROBÓTICA EDUCACIONAL: A LÍNGUA PORTUGUESA NA TECNOLOGIA
00072 - O TEMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR
00143 - SÍNDROME DE BURNOUT: O PROFESSOR COMO ALVO DESSE FENÔMENO.
Local: GT 04 - Educação de Jovens e Adultos - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00205 - A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE FÍSICA
00172 - A PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOBRE O ENSINO REMOTO E SUAS EMOÇÕES DURANTE A PANDEMIA
00013 - O PAPEL DO COACHING EDUCACIONAL DENTRO DA GESTÃO ESCOLAR
00077 - O PROCESSO DIDÁTICO E O TRABALHO REMOTO NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PLATAFORMA EDUCA PLANNER
Local: GT 05 - Educação e Linguagens - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00051 - A importância do notebook para o ensino de deficientes visuais na educação básica de imperatriz-ma
00004 - GRÊMIO ESTUDANTIL E A DEMOCRAIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: ANÁLISE A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
00105 - O PAPEL DA ESCOLA E OS EFEITOS E SIFINIFICADOS DO CURRÍCULO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE PERTENCIMENTO DOS GRUPOS SOCIAIS.
00186 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO PERÍODO DE 2015 A 2019
Local: GT 06 - Educação Matemática - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00118 - A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
00003 - CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO DE RISCOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL
00087 - CONSTRUINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE.
00007 - TRAÇOS MÍTICOS NA LITERATURA DO ALTO RIO NEGRO: UMA ANÁLISE DA OBRA A MARAVILHOSA HISTÓRIA DO SAPO TARÔ-BEQUÊ, DE MÁRCIO SOUZA
Local: GT 07 - Educação e Meio Ambiente - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00206 - A ASTRONOMIA SOB A VISÃO DOS ÍNDIOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
00120 - A PROTEÇÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES
00133 - ENSINO REMOTO: IMPLICAÇÕES SOCIAIS DECORRENTES DO ENSINO REMOTO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ
00110 - Vida animal: Ações educativas e profiláticas de saúde animal através do rádio.
Local: GT 08 - Educação, Multiletramentos e Tecnologias Emergentes - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00123 - A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
00144 - ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: EXPERIÊNCIA COM O USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEMASUL NO MARANHÃO
00181 - PROJETOS NEAI-UEMASUL: O PATRIMÔNIO CULTURAL COMO RECURSO EDUCACIONAL E DE DISCUSSÃO ÉTNICO- RACIAL
00191 - SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: O DIREITO À EDUCAÇÃO AOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE.
Local: GT 09 - Educação Inclusiva - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00045 - A PESQUISA QUALITATIVA COMO ABORDAGEM DE ANÁLISE DA POLÍTICA HABITACIONAL EM IMPERATRIZ: Expressões do conjunto Itamar Guará
00162 - ESCRAVIDÃO NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO: uma análise dos arquivos paroquiais da Igreja Santa Tereza D’Ávila (1852-1888)
00148 - FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ
00165 - O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: perspectivas e desafios docentes
Local: GT 10 – Reflexões sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00095 - Pedagogia da Alternância: Casa Familiar Rural de Coquelandia -MA
00183 - A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O ENSINO E APREENDIZAGEM DOS DEFICIENTES VISUAIS A PARTIR DO NVDA E DOSVOX
00175 - PEDAGOGIA FEMINISTA PELO VIÉS DO CURRÍCULO E PODER
00115 - SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO RESISTENTES AO ALAGAMENTO
Local: GT 11 - Desenvolvimento e Educação de Crianças de 0 a 6 anos. - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00142 - CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA QUALITATIVA AOS ESTUDOS DE GÊNERO: as entrevistas como estratégias metodológicas no estudo de trabalhadoras rurais de Imperatriz-MA
00176 - FRACASSO ESCOLAR: CONSEQUÊNCIAS E O CICLO DE CULPABILIDADE
00042 - MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS TIMBIRA: significando os artefatos e indumentárias pelo discurso dos indígenas
00099 - REPERCUSSÕES DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO NO PIBID: PERSPECTIVAS E REALIDADES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO MARANHÃO.
Local: GT 12 - Educação, Gênero e Sexualidade - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00212 - A PESQUISA QUALITATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS ESTUDOS DE PEQUENAS CIDADES: uma abordagem das cidades de Amarante do Maranhão e Montes Altos
00086 - ESCOLA DE CAPATAZES: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA MITIGAR FALHAS DE MANEJO PECUÁRIO E CONTRIBUIR AO BEM-ESTAR ANIMAL.
00190 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE IMPERATRIZ/MA.
00043 - POVOS TIMBIRA: em sua cultura tudo tem significado
Local: GT 13 - História, Memórias e Narrativas da/na Educação - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00193 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES ENTRE OS PRINCÍPIOS ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
00053 - LITERATURA KRIKATI E AS INTERFACES DA LITERATURA OCIDENTAL
00046 - RELIGIÃO E RELAÇÕES DE COMPADRIO NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO: uma análise dos arquivos paroquiais da Igreja Santa Tereza D’Ávila (1852-1888)
Local: GT 14 - Ensino, Pesquisa, Extensão e Interdisciplinaridade - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00055 - EQUÍVOCOS VERSUS RECONHECIMENTO DOS POVOS INDÍGENAS PREVISTO NA LEI 11.645/2008
00038 - ROBÓTICA DE BAIXO CUSTO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
00200 - USO DE MAPAS MENTAIS NA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL GIOVANNI ZANNI EM IMPERATRIZ
Local: GT 15 - Gestão Escolar e Política Educacional - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00031 - A mulher e o indígena pelo olhar de Gonçalves Dias
00057 - CULTURA INDÍGENA E SUA DINAMICIDADE: ESTUDOS E REFLEXÃO ACADÊMICA
00213 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA UEMASUL?
Local: GT 16 – Base Nacional Comum Curricular - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00210 - HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE:ASPECTOS METODOLÓGICOS
00059 - OS POVOS ÍNDIGENAS BRASILEIROS SUAS HISTÓRIAS, SUAS CULTURAS
00012 - TEMAS GERADORES NA EDUCAÇÃO DE JVENS E ADULTOS - EJA
Local: GT 17 - Políticas Públicas de Educação - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00069 - A CRIANÇA KRIKATI E A SAÚDE BUCAL: CONHECIMENTOS TRADICIONAIS KRIKATI E A INTERFACE COM A EDUCAÇÃO OCIDENTAL
00173 - ESCOLA E POBREZA: AS PERSPECTIVAS DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
00048 - PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PLANEJAMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EJA, DA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA
Local: GT 18 - Profissão Docente e Formação de Educadores - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00159 - EVASÃO ESCOLAR: um olhar à realidade na educação de jovens e adultos
00071 - QUESTÕES INDÍGENAS NO BRASIL: UMA REFLEXÃO ACADÊMICA
00138 - REFLEXÕES VIA MEMÓRIA SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA: PRODUTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)
Local: GT 19 - Estágio Supervisionado como Instrumento da Extensão e Pesquisa - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00073 - RELAÇÃO PEDAGÓGICA, DIALÓGICA (E DIALÉTICA): FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS KRIKATI
00171 - ANÁLISE DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM BASE NA RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE JULHO DE 2000 E A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
00137 - AS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS EM BACABAL/MA.
Local: GT 20 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00179 - ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DA ADULTEZ E DAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS ALUNOS DA EJA NAS DECISÕES DA/O PROFESSOR(A) DE INGLÊS PARA ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA
00083 - AS REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma breve análise a partir das visitas guiadas do Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT)
00117 - “É HORA DO RECREIO”: Memórias das brincadeiras escolares no Grupo Escolar Governador Archer (1960-1969)
Local: GT 21 - Educação e Saúde Mental - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00094 - AS REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS (1980 A 1990)
00197 - A invisibilização das mulheres no processo educacional filosófico do Ensino Médio
00016 - DA INTERNET PARA A SALA DE AULA: A LINGUAGEM DA INTERNET E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCRITA FORMAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Local: GT 22- Ensino de Literatura e Geografia - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00177 - A TEORIA QUEER E O CURRÍCULO: A SUBVERSÃO DO ENSINO
00024 - LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM UMA TURMA DE 4º ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO SUPERVSIONADO
00151 - POVOS INDÍGENAS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E EDUCACIONAIS
Local: GT 23 – Direito, Ética e Cidadania - Via Google Meet
A definir

Submissões de Trabalhos

00170 - DRAG QUEER: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA DRAG QUEEN EM IMPERATRIZ/MA
00034 - A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLINGUÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA
00189 - O DESAFIO DE EDUCAR ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MARANHÃO
Local: GT 24 - A pesquisa qualitativa em educação: Contextualizações teóricas e práticas - Via Google Meet
A definir

Webinário 4: O laboratório no ensino de física
29/01/2021 08:30 - 10:00
Submissões de Trabalhos

00044 - ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: MOTIVAÇÃO, EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ESTREITO.
00134 - O INSTAGRAM COMO VEÍCULO PARA DIVULGAÇÃO DO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS
00211 - Práticas Pedagógicas na Escola da Aldeia Taywá em Barra do Corda, Maranhão.
Local: Webinário 4: O laboratório no ensino de física - Via Youtube UEMASUL
Palestrante: Profa. Dra. Gisele Bosso (CCENT/UEMASUL) Mediador: Prof. Dr. César Vásquez Flores (CCENT/ UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00128 - A HOMOSSEXUALIDADE EM LIVROS PARADIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL
00060 - CINEMA EM SALA DE AULA E OS POTENCIAIS DE APRENDIZAGEM
00039 - Elaboração de provas operatórias piagetianas: processo de identificação do estágio cognitivo e idade cronológica da criança
Local: Webinário 5: Ações de extensão universitária para o estágio supervisionado em espaços não formais de - Via Youtube UEMASUL
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Carlos da Silva Miranda (UFRPE) Mediadora: Profa. Dra. Ivaneide Oliveira Nascimento (CCENT/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00049 - AS CRIANÇAS NARRAM SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES NUMA SÚPLICA A POSSIBILIDADE DE UM CURRÍCULO QUEER
00081 - DESENVOLVIMENTO DE HORTA E JOGOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL VISANDO ESTIMULAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
00061 - ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: MOTIVAÇÃO, EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA.
Local: Webinário 6: Estágio supervisionado e saberes docentes: desafios e perspectivas - Via Youtube UEMASUL
Palestrantes: Profa Dra. Maria Cecília Luiz (UFSCar)/ Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (UFSCar) Mediador: Prof. Me. Ricardo Gavioli de Oliveira (CCHSTL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00066 - ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: MOTIVAÇÃO, EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ.
00201 - O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SEGUNGO PIAGET
00028 - UM OLHAR PARA GÊNERO, SEXUALIDADES E MASCULINIDADES EM UMA INSTITUIÇÃO SOCIOEDUCATIVA MARANHENSE
Local: Webinário 7: A docência em diálogo com trajetórias, contextos e sujeitos do direito à educação - Via Youtube UEMASUL
Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Eyng (PUCPR) Mediadora: Profa. Dra. Diana Barreto Costa (CCHSL/UEMASUL) Local: www.youtube.com/uemasul

Submissões de Trabalhos

00217 - A CONSTRUÇÃO DO BRINQUEDO COMO APROPRIAÇÃO CULTURAL PELA CRIANÇA
00202 - CRIANÇA E MUSEU: PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES NO CPAHT
00104 - REFLEXÕES SOBRE A OCORRÊNCIA DE “ERROS DE LEITURA” / ERROS DE DECODIFICAÇÃO COMETIDOS POR ALUNOS DE OITAVO E NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ
Local: ENCERRAMENTO DO CONGRESSO - Via Youtube UEMASUL
www.youtube.com/uemasul